01 fevereiro 2017

WRC 2017 - Rali de Monte Carlo - Ogier aproveita problemas dos adversários para vencer

Reprodução / YouTube / FIA World Rally Championship
Ogier começou 2017 vencendo pela Ford e a M-Sport
Para o WRC, 2017 começou quase do mesmo que jeito que terminou 2016. Sébastien Ogier venceu mais uma vez na categoria, mas agora andando de Ford depois de ficar órfão da Volkswagen no final da temporada passada. Mesmo garantindo a vitória do Rali de Monte Carlo, no último dia 22, o atual tetracampeão do Campeonato Mundial de Rali não teve vida fácil durante os quatro dias de competição no principado.

O Rali de Monte Carlo começou com uma notícia triste. Hayden Paddon acabou perdendo o controle do Hyundai i20 devido ao gelo no traçado da primeira especial da etapa, rodou, bateu e acertou um fotógrafo que estava fora de uma posição segura. Com o impacto o fotógrafo foi jogado contra algumas pedras e caiu ao lado do i20 capotado de Paddon e do navegador John Kennard que saíram ilesos do acidente. O fotógrafo foi atendido e levado para um hospital da região onde morreu horas depois. Em respeito a família do fotógrafo e para ajudar nas investigações do acidente, a Hyundai decidiu que era melhor que Paddon abandonasse essa etapa do WRC por ali mesmo.

Mesmo após anunciada a morte do fotógrafo foi decidido o prosseguimento da etapa e o atual campeão não teve uma boa partida. Com um ritmo bem inferior ao de Thierry Neuville, Ogier foi vítima do gelo no asfalto por mais de uma vez e mesmo no terceiro lugar chegou a acumular uma desvantagem superior a um minuto.

Neuville, que não tinha nada com isso, seguia mostrando que a Hyundai acertou a mão com o i20 WRC feito para o novo regulamento da categoria. O piloto belga acumulava uma vantagem de 51 segundos para Ogier, segundo colocado na SS12, mas na especial seguinte - e última do sábado - Neuville acertou um pequeno poste e quebrou a suspensão traseira direita do i20 WRC. O reparo feito pelo próprio Neuville o navegador Nicolas Gilsoul demorou mais de 40 minutos, tirou a possibilidade de vitória da dupla e colocou Sébastien Ogier e Julien Igrassia na ponta da etapa para não perder mais.

Com bom ritmo e também com o novo Ford Fiesta, Ott Tanak e o navegador Martin Jarveoja conseguiam fazer as honras para a M-Sport sempre mantendo-se entre os três melhores do rali, mas no início do domingo um problema no motor complicou a vida dos estonianos e tirou a possibilidade de uma dobradinha da marca americana logo na abertura do campeonato. A M-Sport conseguiu solucionar o problema e o segundo piloto da equipe ainda salvou um terceiro lugar.

O segundo lugar foi ocupado pelo incrível Jari-Matti Latvala. O finlandês, que agora está correndo pela Toyota, sempre manteve um ritmo bem constante e frequentemente beliscava o pódio do Rali de Monte Carlo. Com o abandono de Neuville e o problema de Tanak, Latvala assumiu o segundo lugar no domingo e com o cancelamento da penúltima especial acabou garantindo o segundo lugar no retorno da Toyota ao Mundial de Rali.

A Citroën destacou-se pelo fraco desempenho no retorno da equipe de fábrica da marca ao WRC depois de um ano sabático. Craig Breen foi o melhor da marca com um quinto lugar e com quase quatro minutos de desvantagem para Ogier. Os franceses ainda viram Kris Meeke abandonar no sábado com problemas mecânicos.

No WRC 2, a vitória de Andreas Mikkelsen foi das mais tranquilas. O terceiro órfão da Volks não conseguiu um espaço na divisão principal do WRC, disputou a categoria de acesso com um Skoda e sobrou durante toda a etapa de Monte Carlo chegando a terminar em sétimo na classificação geral, inclusive marcando pontos para o campeonato do WRC.



Estreando a nova pontuação mais generosa do WRC, Thierry Neuville venceu o Power Stage, garantiu o cinco pontos extras da etapa e o campeonato está assim neste momento:

1) Sébastien Ogier (FRA) - 25 pts;
2) Jari-Matti Latvala (FIN) - 18 pts;
3) Ott Tanak (EST) - 15 pts;
4) Daniel Sordo (ESP) - 13 pts;
5) Craig Breen (IRL) - 10 pts;
6) Elfyn Evans (ING) - 10 pts;
7) Andreas Mikkelsen (NOR) - 6 pts;
8) Stéphane Lefebvre (FRA) - 6 pts;
9) Thierry Neuville (BEL) - 5 pts;
10) Jan Kopecky (TCH) - 4 pts;

A próxima etapa do WRC será o Rali da Suécia que será disputado entre os dias 09 e 12 de fevereiro.

Nenhum comentário: