Mostrando postagens com marcador 6 horas de Fuji. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador 6 horas de Fuji. Mostrar todas as postagens

16 outubro 2016

WEC 2016 - 6 horas de Fuji - Toyota segura impeto da Audi e encerra sequência da Porsche

Twitter / FIA WEC (@FIAWEC)
A primeira vitória da Toyota em 2016 e a primeira de Kobayashi na categoria
O trio Kamui Kobayashi, Stéphane Sarrazin e Mike Conway encerrou o jejum da Toyota de mais de um ano sem vitórias. O Toyota #6 teve um duro duelo com o Audi #8, de Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis, ao longo das 6 horas de Fuji e com a vitória assumiram a vice-liderança do campeonato de pilotos. O Porsche #1 (de Mark Webber, Brendon Hartley e Timo Bernhard) completaram o pódio da corrida. O trio do Porsche #2 (Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb) ainda mantém a ponta do campeonato.

O Toyota #6 assumiu a ponta da corrida já na metade final da prova depois de um longo duelo com o Audi #8 nas três primeiras horas de corrida. O trio Kobayashi/Sarrazin/Conway chegou a abrir uma vantagem suficiente para manter a liderança. No final da prova Di Grassi/Jarvis/Duval conseguiram a aproximação, mas não o suficiente para conseguir uma ultrapassagem e reassumir a ponta da prova. Essa foi a primeira vitória de Kobayashi no WEC, a segunda de Conway e Sarrazin na LMP1.

Os atuais campeões não tiveram ritmo para brigar pela vitória, mas seguiam com tudo para completar o pódio em Fuji. O trio Webber/Hartley/Bernhard viu a sequência de vitórias ser encerrada, mas ainda manteve o pódio. O Toyota #5 (Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima) fechou em quarto e o Porsche #2 (Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb) apenas em quinto.

O Campeonato segue com o trio do Porsche #2 (140 pontos) na ponta e com uma vantagem de 23 pontos para o trio do Toyota #6 (117 pontos). Agora o trio do Audi #8 (111,5 pontos) ocupa o terceiro lugar do campeonato. O trio do Porsche #1 (93,5 pontos) ocupa o quarto lugar e do Audi #7 apenas André Lotterer e Marcel Fässler estão no quinto lugar com 78 pontos.

Na LMP2, vitória do G-Drive #26 com o trio Roman Rusinov, Alex Brundle e Will Stevens. Outra categoria que foi apertada até o final. O G-Drive também superou por pouco mais de um segundo o carro o RGR #43 conduzido por Bruno Senna, Ricardo Gonzales e Filipe Albuquerque. No campeonato, a liderança é do trio do Alpine #36 conduzido por Gustavo Menezes, Nicolas Lapierre e Stéphane Richelmi que completaram as 6 horas de Fuji no terceiro lugar.

Na GTE Pro, dobradinha da Ford. A dupla do Ford GT#67 (Andy Priaulx e Harry Tincknell) comandou a vitória folgada do oval azul. No Ford GT #66, Stefan Mücke e Olivier Pla fecharam no segundo lugar. Gianmaria Bruni e James Calado, com a Ferrari 488 #51, da AF Corse, completou o pódio. Os líderes do campeonato ainda são Nicki Thiim e Marco Sorensen com o Aston Martin #95.

Na GTE Am, vitória do Aston Martin #98 conduzido por Paul Dalla Lana, Pedro Lamy e Mathias Lauda. Eles foram seguidos pelos líderes do campeonato, o trio François Perrodo, Emmanuel Collard e Rui Águas com a Ferrari 458 #83, da AF Corse.



A próxima etapa será as 6 horas de Xangai, no dia 06 de novembro.

15 outubro 2015

Toyota Barista

Reprodução / YouTube / FIAWEC

Hoje, se existe uma categoria que rivaliza com a Fórmula 1 no quesito desenvolvimento de tecnologia essa categoria é o Campeonato Mundial de Endurance (WEC). As duas seguem para o caminho unidades híbridas que o mercado automobilístico tem pedido e apresentado nos últimos anos. Um dos grandes destaques dessas tecnologias é justamente a capacidade de recuperação de energia que as unidades de força tem. Geralmente, os carros são capazes de rodar longos trechos sem gastar sequer uma gota de combustível. Agora, imagine o quê cada um desses sistemas poderia alimentar, caso fossem empregados em outras áreas.

Como demonstração dessa potência, o WEC pediu para os atuais campeões da classe rainha da categoria fazer uma exibição. A escolha da Toyota foi preparar um café da manhã para um grupo de pessoas - não muito pequeno - com a energia dos 6 megajoules (MJ) que o TS040 - modelo que a montadora japonesa usa na classe LMP1 do WEC - recupera em uma volta em Le Mans. Assista:



Se você se perdeu um pouco no vídeo, a energia recuperada - equivalente a uma volta em ritmo de corrida em Le Mans - foi capaz de gerar eletricidade para que fossem feitas 171,4 xícaras de café, 83,3 pedaços de torrada e 57,7 ovos fritos - não me pergunte desses números fracionados, mas deve ser o cálculo feito pela Toyota da capacidade do seu sistema - e que resultou no café da manhã da imagem ali de cima.

Imagine que a Toyota não é a montadora que mais recupera energia - neste caso é a Porsche que recupera 8MJ em uma volta no circuito de La Sarthe - e no ano que vem a expectativa é de que os japoneses cheguem nos 8MJ.

13 outubro 2015

WEC 2015 - 6 horas de Fuji - Porsche segue domínio e chega a 4ª vitória consecutiva

Twitter / FIA WEC (@FIAWEC)


Depois da pole conquistada no sábado, a Porsche mais uma vez dominou as ações no Mundial de Endurance (WEC) para vencer em dobradinha as 6 horas de Fuji. A montadora já conta com quaro vitórias em sequência e essa marcou a terceira consecutiva do Porsche 919 Hydbrid #17 de Timo Bernhard, Mark Webber e Brendon Hartley. O time do #17 ainda contou com uma ajudinha do #18 (pilotado por Romain Dumas, Neel Jani e Marc Lieb) para assumir a liderança na parte final da prova e comandar a dobradinha da Porsche em Fuji. O jogo de equipe aconteceu porque o trio do #17 disputa diretamente o campeonato com o trio do Audi R18 e-tron quattro #7 (pilotado por Marcel Fässler, André Lotterer e Benoît Tréluyer) que completaram o pódio da corrida.

O Audi #8 (do trio Lucas Di Grassi, Loïc Duval e Oliver Jarvis) terminou em quarto seguido pelo Toyota #1 (do trio Anthony Davidson, Sébastien Buemi e Kazuki Nakajima) e o Toyota #2 (do trio Alexander Wurz, Stéphane Sarrazin e Mike Conway).

O resultado colocou Bernhard, Webber e Hartley a frente de Fässler, Lotterer e Tréluyer por apenas um ponto. Enquantro o trio do Porsche #17 tem 129 pontos, o trio do Audi #7 tem 128 pontos conquistados até agora. O trio do Porsche #18 tem 95,5 pontos e ainda está matematicamente dentro da briga pelo caneco.

Na LMP2, achei estranho o carro #26 da G-Drive (do trio Roman Rusinov, Julien Canal e Sam Bird) ter ficado com a vitória depois de estampar a traseira do carro #47 da KCMG nos minutos finais de corrida. A atitude de Roman Rusinov (no penúltimo vídeo da lista acima) não foi nada esportiva e tirou o carro de um concorrente direto pelo caneco da corrida de forma deliberada e perigosa.

Na LMGTE Pro, a vitória foi da dupla Gianmaria Bruni e Toni Vilander na Ferrari #51. No campeonato os dois ainda duelam pela ponta com Richard Lietz que tem 110 pontos e a dupla James Calado e Davide Rigon que tem 103 pontos. Vilander e Bruni tem 93,5 pontos.

Na LMGTE Am, a vitória foi do trio do Porsche 911 RSR #77 (Patrick Dempsey, Patrick Long, Marco Seefried). O campeonato tem a liderança de Victor Shaytar, Andrea Bertolini e Aleksey Basov com a Ferrari 458 Italia #72. O trio lidera com folga o campeonato e já marca 140 pontos.

A próxima etapa do WEC são as 6 horas de Shangai no dia 01 de novembro.

21 outubro 2013

WEC – 6 horas de Fuji – 16 voltas de muita chuva

A velha e conhecida chuva forte que cai na região da base do Monte Fuji foi mais uma vez a grande vilã da história. Choveu tanto que a organização do Campeonato Mundial de Endurance, o WEC, não encontrou as condições ideais para que a corrida acontecesse.

Após várias tentativas da direção de prova e 16 voltas, quase todas com safety car na pista, a corrida foi encerrada com o Toyota #7 [Alexander Wurz (AUT) / Nicolas Lapierre (FRA) / Kazuki Nakajima (JAP)] em primeiro, seguido pelo Audi #2 [Allan McNish (ESC) / Loïc Duval (FRA) / Tom Kristensen (DIN)] e pelo Toyota da equipe Rebellion [Mathias Beche (SUI) / Andrea Bellicchi (ITA)].

O Audi #1 [André Lotterer (ALE) / Benoît Tréluyer (FRA) / Marcel Fässler (ALE)] e o Toyota #8 [Anthony Davidson (ING) / Sébastien Buemi (SUI) / Stéphane Sarrazin (FRA)] sofreram com problemas e foram os únicos carros que não terminaram nas posições em que largaram.

Os resultados de Fuji garantiram o título de Construtores por antecipação para a Audi.

O brasileiro Bruno Senna junto com Christoffer Nygaard (DIN) e Kristian Poulsen (DIN) foi o vencedor entre os carros da categoria GTE Am com um Aston Martin Vantage V8.

Confira a classificação do campeonato após as 6 horas de Fuji, em Fuji, Japão:

1) Allan McNish (ESC) / Loïc Duval (FRA) / Tom Kristensen (DIN) – 147 pts;
2) André Lotterer (ALE) / Benoît Tréluyer (FRA) / Marcel Fässler (ALE) – 106,25 pts;
3) Anthony Davidson (ING) / Sébastien Buemi (SUI) / Stéphane Sarrazin (FRA) – 81,25 pts;
4) Mathias Beche (SUI) – 51,5 pts;
5) Alexander Wurz (AUT) / Nicolas Lapierre (FRA) – 49,5 pts;
6) Nick Heidfeld (ALE) / Nicolas Prost (FRA) – 48 pts;
7) Lucas Di Grassi (BRA) / Marc Gené (ESP) / Oliver Jarvis (ING) – 45 pts;
8) Kazuki Nakajima (JAP) – 24 pts;
9) Bertrand Baguette (BEL) / Martin Plowman (ING) / Ricardo González (MEX) – 30,5 pts;
10) John Martin (SUE) / Mike Conway (ING) / Roman Rusinov (RUS) – 28 pts.