30 abril 2017

Indy 2017 - Phoenix - Pagenaud conta com a sorte para vencer a primeira do ano

Reprodução / YouTube / indycar
Pagenaud contou com muita sorte para vencer a primeira corrida em oval do ano
Simon Pagenaud venceu a quarta etapa da Fórmula Indy em 2017 realizada durante a noite deste sábado e também a primeira corrida em oval deste ano. O francês da Penske contou com a sorte na segunda rodada de pit stops para assumir a ponta e não perder mais a liderança. Will Power completou a dobradinha do time de Roger Penske e JR Hildebrand completou o pódio.

Resultado da etapa de Phoenix
A corrida começou com um acidente envolvendo cinco pilotos. Mikhail Aleshin rodou na curva 01 e levou com ele Marco Andretti, Sébastien Bourdais - então líder do campeonato -, Max Chilton e Graham Rahal. Essa foi também a bandeira amarela mais longa da corrida e que praticamente permitiu que boa parte dos outros 16 "sobreviventes" terminassem a corrida com apenas três paradas, afinal de contas, foram 22 voltas com safety car na pista.

A segunda bandeira amarela confirmou as três paradas e ajudou demais Simon Pagenaud. Takuma Sato acertou o muro na entrada da reta principal justamente quando apenas Pagenaud não havia feito a segunda parada nos pits e tinha uma volta de vantagem para o adversário mais próximo. Após 11 voltas de bandeira amarela foi dada a relargada.

Pagenaud contou com os carros da Chip Ganassi - com uma volta de atraso - entre ele e os companheiros de Penske para garantir a liderança da corrida. Assim que aconteceu a relargada, as Ganassi de Scott Dixon e Tony Kanaan seguraram as Penske de Will Power e Hélio Castroneves e o atual campeão abriu uma larga vantagem com muita facilidade. A diferença de Pagenaud para Power chegou a ser maior que dez segundos, mas terminou em 9s1.

Will Power fez uma boa corrida, largou em segundo e assumiu a liderança logo após a primeira janela de pit stops, mas viu Pagenaud tomar a ponta após o segundo safety car da corrida. Depois disso o australiano teve que se preocupar com as pressões de Josef Newgarden, Hélio Castroneves e também de JR Hildebrand. O segundo lugar acabou sendo o possível diante do rendimento dos adversários.

JR Hildebrand fez uma corrida ainda melhor que a dos pilotos da Penske. O piloto do carro #21 da Ed Carpenter Racing ainda se recupera do braço quebrado em Long Beach, mas não deixou de fazer bonito. Hildebrand foi um dos únicos que conseguiu fazer ultrapassagens na pista e não deu chances para Castroneves e Josef Newgarden. Nas voltas finais foi uma grande ameaça para Power, mas faltou corrida para o piloto da ECR conquistar o segundo lugar.

Hélio Castroneves largou na pole pela segunda corrida consecutiva e pela segunda corrida consecutiva perdeu a liderança após a primeira janela de pit stops. Na segunda janela o brasileiro perdeu mais uma posição e na última parte da corrida perdeu outra posição na pista para JR Hildebrand. No final, Castroneves só completou em quarto porque Josef Newgarden teve que fazer uma parada para troca da asa dianteira.

Tony Kanaan sempre esteve entre os melhores pilotos da Honda durante todo o final de semana. O brasileiro da Ganassi largou como o melhor piloto da marca, mas perdeu esse posto para Scott Dixon na segunda metade da corrida. Depois disso a dupla principal da equipe de Chip Ganassi andou junta, mas com uma volta de atraso para os Chevys que lideravam a corrida. Kanaan encerrou em sexto, mas já dá sinais de reação com a mudança de engenheiro.



O acidente na primeira volta tirou de Bourdais a chance de manter a ponta do campeonato. A vitória deu para Pagenaud a liderança com uma vantagem de 18 pontos antes das duas corridas em Indianápolis. Scott Dixon e Josef Newgarden aparecem na sequência completando o Top 3.

Bourdais, James Hinchcliffe, Castroneves, Power, Kanaan, Hunter-Reay e o surpreendente Ed Jones completam o Top 10 do ano. Jones é o único estreante na temporada regular e podemos dizer que não está fazendo feio. Confira a pontuação dos 10 primeiros após quatro etapas:

1) Simon Pagenaud (FRA) - 159 pts;
2) Scott Dixon (NZL) - 141 pts;
3) Josef Newgarden (EUA) - 133 pts;
4) Sébastien Bourdais (FRA) - 128 pts;
5) James Hinchcliffe (CAN) - 120 pts;
6) Hélio Castroneves (BRA) - 118 pts;
7) Will Power (AUS) - 91 pts;
8) Tony Kanaan (BRA) - 87 pts;
9) Ryan Hunter-Reay (EUA) - 82 pts;
10) Ed Jones (EAU) - 81 pts;

Indianápolis será a casa das próximas etapas. No dia 13 de maio, sábado, acontece o GP de Indianápolis e no dia 28 de maio, último domingo do mês, será a vez das 500 milhas de Indianápolis.

Nenhum comentário: