16 junho 2016

Uma prévia do Azerbaijão

Imagens: Reprodução / YouTube / FORMULA 1
A corrida de Donington Park em 1993 é um GP que ficou marcado na história da categoria
O GP da Europa deste ano será realizado no Azerbaijão, a primeira corrida da Fórmula 1 no país, mas antes de desembarcar nos limites com a Ásia a corrida passou por três países do velho continente: Inglaterra, Espanha e Inglaterra. Curiosamente, de cada país conseguimos lembrar de pelo menos uma boa corrida.

Na terra de Elizabeth II, a rainha do automobilismo passou por Brands Hatch duas vezes (1983 e 1985) e por Donington Park uma única vez (1993). Foi lá que Ayrton Senna fez a volta de placa na corrida em que o brasileiro afogou todo o favoritismo das Williams na chuva que caiu durante toda a prova. Também não podemos esquecer vitória tão brilhante de Nelson Piquet em 1983 na estreia da corrida no calendário da Fórmula 1.

Alonso saiu em 11º para vencer de forma épica nas ruas de Valência, em 2012
A terra de Fernando Alonso também recebeu algumas vezes o GP do velho continente. Primeiro em Jerez de la Frontera (1994 e 1997) e depois em Valência (2008-12), esse último foi palco de vitórias dos brasileiros Felipe Massa e Rubens Barrichello. A última de Barrichello foi a que marcou a centésima vitória do Brasil na Fórmula 1, lá em 2009. Outra corrida muito boa de assistir foi o GP da Europa de 2012, o última na zona portuaria de Valência, vencido por Fernando Alonso. O espanhol partiu do 11º lugar e, em uma bela prova de recuperação, venceu na que é considerada uma das melhores atuações de Alonso em toda a carreira.

O lendário circuito de Nürburgring recebeu todas as edições de GP da Europa que aconteceram na Alemanha (1984, 1995, 1996 e 1999-2007). Entre as várias edições de GP da Europa, as mais marcantes são as edições de 2005 e 2007. Em 2005, Kimi Raikkonen liderou toda a corrida, mas não venceu. O finlandês, então na McLaren, viu a suspensão de seu carro quebrar na abertura da última volta da corrida pelo desgaste excessivo do pneu (que naquela temporada deveria durar toda a prova). A vitória caiu no colo de Fernando Alonso, campeão naquela temporada pela Renault. Em 2007, a prova foi marcada pela forte chuva que caiu no início da prova e criou um verdadeiro estacionamento na caixa de brita da curva 1 de Nürburgring. Outra corrida que foi vencida por Fernando Alonso, após um polêmico toque com Felipe Massa nas voltas finais.

Baku já foi palco de outras categorias e agora recebe a Fórmula 1
O quarto país que vai sediar um GP da Europa é o Azerbaijão. A capital Baku já é uma velha conhecida dos amantes da velocidade que acompanham as provas de GT. A cidade recebeu algumas provas do FIA GT e da Blancpain GT Series, mas não com este mesmo traçado que será usado pela Fórmula 1. A pista que vai receber categoria rainha do automobilismo mundial e também a GP2 Series vai contar com a maior reta do calendário da Fórmula 1, mas também com um trecho que está entre os mais apertados e travados de todo o ano.



Caso não consiga assistir o vídeo incorporado acima, você pode vê-lo clicando na imagem no início do post ou neste link aqui.

Texto publicado no dia 29 de agosto de 2016, às 17h20m.

Nenhum comentário: