22 junho 2016

GP2 Series 2016 - Azerbaijão - Giovinazzi varre etapa caótica de Baku

Twitter / GP2 Series Official (@GP2_Official)
Pódio da corrida 2 em Baku
Para não deixar passar esse final de semana, os comentários vão chegar com um pouquinho de atraso mesmo. Foi justamente com a GP2 Series que todas as preocupações do final de semana começaram em Baku, no Azerbaijão. A Fórmula 1 colocou um medinho, mas GP2 atingiu um nível gigantesco. Pra resumir, acidentes não faltaram.

Na primeira corrida um acidente envolvendo pelo menos oito carros logo na primeira curva, fora as várias bandeiras amarelas. Na segunda corrida, a bagunça da largada não aconteceu, mas foi substituída pelos vários toques que aconteceram nas relargadas. Esses acidentes diretamente ligados ao japonês Nobuharu Matsushita que fez vários brake tests nas relargadas da segunda corrida. Resultado? Matsushita foi suspenso da etapa da Áustria, a próxima da GP2, de forma bem justa, ao meu ver.

Campeoanto após Baku
Quem se deu muito bem foi o italiano Antonio Giovinazzi, da Prema Racing. O piloto do carro #20 venceu as duas corridas do final de semana e entrou na briga pelo caneco. Está certo que os resultados de Baku prejudicaram demais os líderes do campeonato, mas não podemos tirar o mérito de Giovinazzi.

Foi lá em 2012 que um piloto varreu um final de semana da GP2 Series pela última vez. Davide Valsecchi na primeira etapa do Bahrein daquele ano.

Sergey Sirotkin e Raffaele Marciello completaram o pódio da primeira corrida em que dez pilotos não completaram a prova, entre eles, Norman Nato, Artem Markelov, Pierre Gasly e Alex Lynn. Basicamente os ponteiros do campeonato até a primeira corrida.

Na segunda corrida, Gasly e Sirotkin completaram o Top 3. Como falei ali em cima, o quê chamou a atenção nessa corrida foram as relargadas bem conturbadas pela indecisão de Matsushita na hora da reaceleração.

O campeonato ficou bem interessante depois dessa etapa de Baku. Agora, 13 pontos separam os seis primeiros e tudo segue bem embolado para a etapa da Áustria, que acontece entre os dias 01 e 03 de julho. Não acredito que esse grupo formado por Markelov, Nato, Giovinazzi, Gasly, Marciello e Lynn tenha um favorito, mas aposto que as próximas corridas serão determinantes para mostrar quem está com moral nessa briga toda.

Nenhum comentário: