11 fevereiro 2012

F1 – Testes Coletivos – Jerez, Espanha (3)

Getty Images / ESPN F1.com
Alonso fez o melhor tempo da sexta, mas estava longe de marcar o melhor da semana
A primeira semana de testes foi encerrada. Fernando Alonso liderou o quarto e último dia de treinos que, ao contrário do que eu escrevi na quinta, não teve tempos mais baixos. Nico Rosberg foi quem marcou o melhor tempo da semana. Alonso, por exemplo, virou nesta sexta 1m18s877, mais de um segundo mais lento que Rosberg na quinta. A Mercedes, com o modelo antigo, claramente ofuscou o trabalho dos outros times com carros novos.

Não acredito que este tempo conquistado por Fernando Alonso tenha sido com o carro nas mesmas condições dos dias anteriores. O espanhol baixou um segundo e meio de um dia para o outro. Um milagre? Não. Possívelmente o tempo desta sexta foi marcado com o carro mais leve.

Tirando a Ferrari e a Mercedes, um comparativo de tempos de todos os dias, mostra que os times estão em uma constante. Lotus, Red Bull, McLaren e Toro Rosso ocuparam um primeiro pelotão. A Sauber permanece no pelotão intermediário, enquanto a Force India variou entre as primeiras posições e o meio do grid.

A Williams permanece na zona do agrião, o espaço entre as equipes mais novas e as mais velhas. Por acaso, Bruno Senna foi o que mais andou em Jerez, aproximadamente 1.107 Km.

Entre os times mais novos, a Caterham permanece como o time mais rápido, sempre chegando mais perto da Williams. Sem a Marussia, ficou mais difícil de estabelecer um parâmetro para a HRT que também andou com o carro velho. A HRT que vai seguir treinando com o carro velho nos próximos testes, o novo modelo não passou no crash test novamente.

A próxima semana de testes acontece em Barcelona, na Espanha, entre os dias 21 e 24 de fevereiro.

Resultado do terceiro dia de testes em Jerez:
1) Fernando Alonso (ESP) [Ferrari] – 1m18s877;
2) Jéan-Eric Vergne (FRA) [Toro Rosso – Ferrari] – 1m19s597;
3) Sebastian Vettel (ALE) [Red Bull – Renault] – 1m19s606;
4) Lewis Hamilton (ING) [McLaren – Mercedes] – 1m19s640;
5) Romain Grosjean (FRA) [Lotus – Renault] – 1m19s729;
6) Kamui Kobayashi (JAP) [Sauber – Ferrari] – 1m19s834;
7) Nico Hülkenberg (ALE) [Force India – Mercedes] – 1m19s997;
8) Bruno Senna (BRA) [Williams – Renault] – 1m20s132;
9) Jarno Trulli (ITA) [Caterham – Renault] – 1m22s198;

Resultado agregado após três dias de testes em Jerez:
1) Nico Rosberg (ALE) [Mercedes] – 1m17s613 – 174 voltas (~770 Km);
2) Romain Grosjean (FRA) [Lotus – Renault] – 1m18s419 – 212 voltas (~938 Km);
3) Michael Schumacher (ALE) [Mercedes] – 1m18s561 – 174 voltas (~770 Km);
4) Fernando Alonso (ESP) [Ferrari] – 1m18s877 – 104 voltas (~460 Km);
5) Mark Webber (AUS) [Red Bull – Renault] – 1m19s184 – 151 voltas (~668 Km);
6) Sebastian Vettel (ALE) [Red Bull – Renault] – 1m19s297 – 146 voltas (~646 Km);
7) Lewis Hamilton (ING) [McLaren – Mercedes] – 1m19s464 – 166 voltas (~735 Km);
8) Daniel Ricciardo (AUS) [Toro Rosso – Ferrari] – 1m19s587 – 157 voltas (~695 Km);
9) Jéan-Eric Vergne (FRA) [Toro Rosso – Ferrari] – 1m19s597 – 159 voltas (~704 Km);
10) Kimi Raikkonen (FIN) [Lotus – Renault] – 1m19s670 – 192 voltas (~850 Km);
11) Sérgio Pérez (MEX) [Sauber – Ferrari] – 1m19s770 – 116 voltas (~513 Km);
12) Paul Di Resta (ESC) [Force India – Mercedes] – 1m19s772 – 170 voltas (~752 Km);
13) Kamui Kobayashi (JAP) [Sauber – Ferrari] – 1m19s834 – 182 voltas (~805 Km);
14) Nico Hülkenberg (ALE) [Force India – Mercedes] – 1m19s997 – 90 voltas (~398 Km);
15) Bruno Senna (BRA) [Williams – Renault] – 1m20s132 – 250 voltas (~1.107 Km);
16) Jules Bianchi (FRA) [Force India – Mercedes] – 1m20s221 – 48 voltas (~212 Km);
17) Felipe Massa (BRA) [Ferrari] – 1m20s454 – 104 voltas (~460 Km);
18) Jenson Button (ING) [McLaren – Mercedes] – 1m20s688 – 147 voltas (~650 Km);
19) Pastor Maldonado (VEN) [Williams – Renault] – 1m21s197 – 122 voltas (~540 Km);
20) Heikki Kovalainen (FIN) [Caterham – Renault] – 1m21s518 – 167 voltas (~739 Km);
21) Pedro De La Rosa (ESP) [HRT – Cosworth] – 1m22s128 – 108 voltas (~478 Km);
22) Jarno Trulli (ITA) [Caterham – Renault] – 1m22s198 – 117 voltas (~518 Km);
23) Giedo van der Garde (HOL) [Caterham – Renault] – 1m23s324 – 74 voltas (~327 Km).

Nenhum comentário: