01 julho 2011

A primeira substituição da temporada

Começou a dança das cadeiras durante temporada. A confirmação veio da revista inglesa Autosport ontem. Se a primeira substituição de pilotos nesta temporada tinha acontecido por causa de um acidente (Pedro De La Rosa (ESP) correu no lugar do mexicano Sérgio Pérez no Canadá, pela Sauber, por causa do acidente que o estreante sofreu em Mônaco), desta vez a situação é mais séria.

O indiano Narain Karthikeyan será o primeiro a cair fora de um cockpit por falta de desempenho. O substituto será o australiano Daniel Ricciardo que disputa temporada da Fórmula Renault 3.5, na Europa, e que vinha sendo alvo freqüente de boatos sobre que piloto ele substituiria na Scuderia Toro Rosso.

O que se sabe até o momento é que um dos pilotos da filial da Red Bull, Sebastien Buemi ou Jaime Alguersuari, pode dar adeus à equipe no final do ano e com a sombra de Ricciardo em algumas das sextas-feiras desta temporada os boatos, que vinham já do final da última temporada, foram aumentando e em cada corrida tirando Buemi ou Alguersuari da Toro Rosso.

Ricciardo cai justamente na pior equipe do grid através de um acordo entre Red Bull e Hispania. Segundo informações do site Grande Prêmio, o acordo vai vigorar pelo menos para o GP da Inglaterra, mas ainda existe a possibilidade deste acordo ser prolongado.

Eu acredito que Narain não poderia nem ter reestreado neste ano. Na outra participação do indiano na Fórmula 1 ele freqüentemente era batido por Tiago Monteiro, na Jordan. Desta vez o indiano em quase todas as corridas em que aparecia estava tomando voltas dos ponteiros e com um destaque em especial: ocupando o traçado ideal. Isso mesmo, Narain não abria espaço para os carros mais rápidos e ocupava com freqüência o melhor caminho. Para mim, o acidente que comprometeu a corrida de Felipe Massa no Canadá foi culpa indireta do indiano, já que o piloto da Hispania estava no traçado ideal quando deveria estar pelo lado de dentro da pista. Na última corrida, Narain atrapalhou Mark Webber que vinha sofrendo pressão de Fernando Alonso logo no início da prova.

Eu acho que demorou para o indiano sair, mas a Red Bull não precisava colocar o Ricciardo na baita bomba que é a Hispania.

Nenhum comentário: