01 fevereiro 2017

IMSA 2017 - 24 horas de Daytona

Reprodução / YouTube / IMSA Official
Equipe Wayne Taylor comemorando a vitória nas 24 horas de Daytona de 2017
Com final polêmico na classe Prototype e equilíbrio como marca registrada de três das quatro classes da corrida, as 24 horas de Daytona que aconteceu no último domingo abriu a temporada da WeatherTech SportsCar Championship, da IMSA. Com vitórias da Cadillac, Ford, Oreca e Porsche a prova também marcou a introdução do novo regulamento da classe Prototype e o início da despedida da Prototype Challenge, que faz a última temporada no campeonato da IMSA em 2017.

PROTOTYPE (P)
Na classe principal o domínio foi da Cadillac. A montadora retornou as pistas em grande estilo, cravando uma dobradinha com sobras de desempenho em relação as rivais Riley e Nissan. Entre os carros da Cadillac, o #10 da Wayne Taylor foi disparado o dominante de toda as 24 horas de Daytona. O carro guiado por Max Angelelli - que fez a despedida das pistas -, a lenda Jeff Gordon e os irmãos Ricky e Jordan Taylor ficou na ponta da corrida por mais tempo sempre pressionado pelo #5 da Action Express Racing conduzido pelo trio formado pelos portugueses João Barbosa e Filipe Albuquerque e o brasileiro Christian Fittipaldi.

Reprodução / YouTube / IMSA Official
O toque que definiu o vencedor das 24 horas de Daytona desse ano
A definição de quem venceria a corrida veio apenas na última relargada da corrida, com 20 minutos para o final. Na ponta da corrida estava o #5 conduzido por Albuquerque e no segundo lugar o #10 conduzido por Ricky Taylor. Logo a dupla desgarrou-se do restante do pelotão e faziam uma briga particular pela vitória. Restando pouco mais de sete minutos para o fim veio o toque de Taylor em Albuquerque. Na visão deste escriba, Albuquerque abriu a trajetória e Taylor aproveitou o espaço para ultrapassar, algo de corrida. Fato é que a definição do vencedor da corrida veio desse toque, porque Albuquerque rodou e Taylor seguiu no mesmo ritmo de antes.

Os outros brasileiros na mesma classe conseguiram terminar a corrida. Pipo Derani ajudou o Nissan #2 da Extreme Speed Motorsports a chegar no quarto lugar da classificação geral e Bruno Senna viu o Nissan #22 da mesma Extreme Speed Motorsports enfrentar vários problemas ao longo de toda a corrida e terminar em 17º na classificação geral, sétimo na classe.

GT LE MANS(GTLM)
Essa foi a classe mais equilibrada sem sombra de dúvidas. Foram sete carros que terminaram na mesma volta do líder da classe e de quatro montadoras diferentes. Na GTLM a disputa foi levada até os metros finais e nela o carro que dominou boa parte da corrida foi o vencedor. O Ford GT da Ganassi conduzido por Dirk Müller, Joey Hand e Sébastien Bourdais fechou a corrida na primeira posição depois de aguentar a forte pressão do Porsche 911 conduzido por Patrick Pilet, Frederick Makowiecki e Dirk Werner. O carro do time oficial da Porsche deu trabalho, mas acabou cedendo ao forte ritmo do Ford no minutos finais. A Ferrari 488 GTE da Risi Competizione conduzida por Giancarlo Fisichella, James Calado e Toni Vilander completou o pódio.

O brasileiro Tony Kanaan tinha um bom carro, mas sem ritmo para brigar pela vitória. Kanaan também andou em um Ford GT da Ganassi, mas encerrou a corrida na quinta posição da classe. O curitibano Augusto Farfus Jr. corre com uma BMW M6 e terminou em oitavo na classe, uma volta atrás do líder.

PROTOTYPE CHALLENGE (PC)
A classe que foi definida mais cedo, mais ou menos no início da manhã de domingo, viu a vitória do quarteto formado pelo mexicano Patricio O'Ward e os americanos Kyle Masson, James French e Nicholas Boulle com o Oreca da Performance Tech Motorsports. O carro #38 terminou com uma vantagem de 22 voltas para o PC mais próximo.

GT DAYTONA (GTD)
Outra classe que encerrou a corrida com a disputa pela vitória até os metros finais foi a GTD. A corrida nessa classe foi vencida pelo Porsche 911 da equipe Alegra Motorsports conduzido por Michael Christensen, Michael de Quesada, Jesse Lazare, Carlos de Quesada e Daniel Morad. O segundo lugar ficou com o Audi R8 da Montaplast by Land-Motorsport conduzido por Connor de Phillippi, Jules Gounon, Christopher Mies e Jeffrey Schmidt. O terceiro lugar ficou com o Mercedes AMG GT3 da Riley Motorsports conduzido por Ben Keating, Jeroen Bleekemolen, Mario Farnbacher e Adam Christodoulou.

O brasileiro Oswaldo Negri Jr. completou a corrida no quinto lugar da classe, na mesma volta do líder, com o novo Acura NSX GT3 que fez a estréia nessas 24 horas de Daytona. O carro mostrou ter um bom desempenho, mas perdeu rendimento conforme a prova seguia avançando.

Logo abaixo você pode assistir a transmissão da TV americana da corrida completa:

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