20 fevereiro 2017

KTM RC16 2017

Twitter / KTM Factory Racing (@KTM_Racing)
Essa será a pintura da KTM nas três categorias da MotoGP em 2017
A KTM anunciou o projeto para as três categorias da MotoGP na manhã desta segunda-feira em evento transmitido pela internet e realizado na Áustria. A fabricante austríaca iniciará em 2017 pela primeira vez um programa desse porte que marca logo de cara o ingresso na categoria Rainha e na Moto 2, afinal de contas, a KTM já tinha um programa em andamento na Moto 3 há alguns anos. A marca terá o apoio da Red Bull nas três categorias e nas três a pintura das motos da KTM será a mesma.

Com o programa em andamento desde o ano passado, a KTM chegou a fazer a estreia na MotoGP no GP da Comunidade Valenciana de 2016 - corrida que marcou o encerramento da temporada passada - com o finlandês Mikka Kallio no comando da RC16. A moto não chegou ao final da corrida com problemas e acabou abandonando a corrida um pouco antes da metade.

Seguindo com o desenvolvimento, a KTM levou a equipe para participar dos testes em Sepang, na Malásia, e Phillip Island, na Austrália, como parte dos testes coletivos da MotoGP. Em Sepang a equipe obteve resultados modestos, com marcas quase dois segundos mais lentas que a de Maverick Viñales, piloto que conseguiu o melhor tempo da semana. Em Phillip Island, a margem acabou sendo reduzida e ficou entre 1s3 e 1s5 de desvantagem para Viñales que mais uma vez conseguiu o melhor tempo da semana.

Na categoria rainha do motociclismo mundial, a KTM contará com os serviços do inglês Bradley Smith e do espanhol Pol Espargaró. Na temporada passada, a dupla correu pela Tech 3, equipe satélite da Yamaha, e ajudaram o time a terminar na quinta posição no campeonato de equipes, o melhor time depois das equipes de fábrica. Espargaró terminou o campeonato de pilotos em oitavo enquanto Smith fechou o ano na 17ª posição.

Na Moto 2 a KTM terá uma das duplas mais fortes da categoria: o português Miguel Oliveira e o sul-africano Brad Binder. A dupla fez bonito na Moto 3 pela própria Red Bull KTM Ajo nas temporadas passadas e chega com força para a temporada 2017. Oliveira fará a segunda temporada na Moto 2, depois de um ano bem discreto e de clara adaptação, enquanto Binder vem de uma temporada espetacular na Moto 3 com a conquista do título por antecipação.

Na Moto 3, a KTM procurou investir em "novos nomes": o italiano Niccolò Antonelli e o holandês Bo Bendsneyder. Antonelli vai disputar a sexta temporada da Moto 3 - já foram quatro de Honda e será a segunda de KTM - enquanto Bendsneyder vai correr apenas a segunda temporada da categoria - a anterior já foi com moto da fabricante austríaca. Os dois fizeram temporadas discretas em 2016 e devem ter uma melhora significativa de desempenho nas motos da Red Bull KTM Ajo.

As categorias da MotoGP tem mais semanas de testes até o início da temporada no Catar, no dia 26 de março. A MotoGP fará três dias de testes entre 10 e 12 de março no palco de abertura do campeonato, em Losail, enquanto a Moto 2 e a Moto 3 ainda terão duas semanas de testes. A primeira acontece em Jerez de la Frontera, na Espanha, entre os dias 08 e 10 de março e a segunda em Losail, no Catar, entre os dias 17 e 19 de março.

Nenhum comentário: