04 julho 2017

MotoGP 2017 - GP da Alemanha - Márquez mantém sequência de vitórias em Sachsenring e assume liderança do campeonato

Reprodução / YouTube / MotoGP
Márquez manteve a escrita na Alemanha e faturou a segunda vitória de 2017
Marc Márquez venceu pela segunda vez em 2017, agora o GP da Alemanha, depois de uma belo duelo pela ponta com o alemão Jonas Folger na manhã do último domingo. Sem os principais concorrentes na briga pela corrida, o "Formiga Atômica" de quebra assumiu a liderança do campeonato com os resultados do GP da Alemanha que marcou o final da primeira metade da temporada e o início das férias da MotoGP.

Márquez teve um belo duelo com Jonas Folger ao longo de quase toda a corrida em Sachsenring. O piloto da Honda aproveitou o melhor conhecimento da pista e da própria moto para superar Folger e abrir vantagem na ponta da corrida que lhe garantisse a segunda vitória dele na temporada. Curiosamente, Márquez conquistou essas duas vitórias em pistas onde ele já não perde há algum tempo: Austin (palco do GP das Américas) e em Sachsenring (palco do GP da Alemanha). A regularidade - característica pouco vista em Márquez até pouco tempo atrás - tem sido o grande diferencial do “Formiga Atômica” nessa temporada. O #93 terminou cinco das nove provas dessa temporada no pódio contra os quatro pódios de Maverick Viñales - piloto com o maior número de vitórias nesse ano - situação que o coloca na liderança do campeonato por uma pequena margem de pontos, apenas cinco.

Jonas Folger finalmente desencantou. O alemão era a segunda aposta da Yamaha Tech 3 para essa temporada e estava um pouco abaixo das expectativas diante do que Johann Zarco vinha apresentando. Antes da Alemanha, Folger só havia terminado à frente de Zarco no Catar, prova de abertura da temporada em que o francês caiu ainda nas primeiras voltas. Desta vez foi diferente, Folger teve um desempenho superior ao do companheiro de Tech 3 durante todo o final de semana e a falta de experiência na MotoGP foi determinante para o resultado final. Sem pneus na parte final da prova, Folger contentou-se em manter o segundo lugar da prova de casa.

Daniel Pedrosa bem que tentou fazer frente a dupla Márquez/Folger, mas não conseguiu. Bastou a corrida passar da metade que o #26 ficou para trás isolado no terceiro lugar. Pedrosa manteve-se em um ritmo sólido para manter distância das Yamahas que cresciam na prova, mas sem possibilidade de ataque a Márquez ou Folger. O resultado deixa o #26 como o azarão do campeonato, afinal de contas, agora Pedrosa tem uma desvantagem de 26 pontos para Márquez na liderança do campeonato.

Maverick Viñales salvou, na parte final da corrida, um resultado que mostrava-se desde o início muito desastroso para o campeonato do #25. O piloto da Yamaha que liderou a parte inicial do campeonato conquistando três vitórias nas cinco primeiras etapas do ano andou quase toda a corrida fora do Top 5. A primeira vítima foi o então líder do campeonato, Andrea Dovizioso, e depois foi a vez de Valentino Rossi tomar um passão do Maveckão. A combinação de resultados recolocou Viñales no segundo lugar do campeonato com cinco pontos de desvantagem para Márquez.

Valentino Rossi, por outro lado, andou boa parte da corrida dentro do grupo dos cinco melhores. O #46 acabou cedendo a posição para Viñales restando poucas voltas para o fim claramente por ter pneus mais desgastados que o do companheiro de Yamaha. O resultado da Alemanha ainda mantém "O Doutor" próximo da briga pelo caneco.

O maior prejudicado pelos resultados da Alemanha, sem dúvida, foi Andrea Dovizioso. O piloto da Ducati #04 não demonstrou ter um bom rendimento com a Demosedici GP17 ao longo de todo o final de semana, fez uma corrida discreta e fechou a prova no oitavo lugar. O resultado tirou o italiano da ponta do campeonato e o derrubou para a terceira colocação com seis pontos de desvantagem para Márquez.

Resultado do GP da Alemanha de MotoGP
A primeira metade do campeonato da MotoGP em 2017 encerra-se com quatro fortes candidatos ao título da temporada: Marc Márquez, Maverick Viñales, Andrea Dovizioso e Valentino Rossi. Todos tem pelo menos uma vitória nesta temporada e tem a regularidade como ponto forte.

O ponto de desequilíbrio tem sido a quantidade de vezes que cada um subiu ao pódio ao longo do ano. Enquanto Márquez tem duas vitórias contra as três de Viñales, Márquez foi ao pódio em cinco oportunidades contra quatro de Viñales. Rossi e Dovizioso subiram três vezes ao pódio, mas Rossi tem apenas uma vitória (na Holanda) contra duas de Dovi (na Itália e na Catalunha).

O único de fora desse grupo que pode surgir como o grande azarão da segunda metade da temporada é Daniel Pedrosa. O espanhol foi cinco vezes ao pódio nessa temporada e venceu o GP da Espanha em uma delas. O motivo por Pedrosa estar tão longe da briga pelo campeonato - 26 pontos de atraso para Márquez - é que tirando a vitória, outras quatro visitas ao pódio aconteceram pelo #26 terminar a corrida no terceiro lugar, como aconteceu no último domingo.

Campeonato da MotoGP após o GP da Alemanha
A MotoGP já entrou em férias e só retorna no dia 06 de agosto com o GP da República Checa, em Brno.


Caso não consiga assistir o vídeo incorporado acima, você pode vê-lo clicando neste link aqui.

Texto publicado no dia 05 de julho de 2017, às 15h40m.

Nenhum comentário: