05 julho 2017

F1 2017 - Prévia do GP da Áustria

Reprodução / Facebook / F1
A Áustria é a primeira das três corridas da Fórmula 1 no mês de julho
O Red Bull Ring será o palco da nona etapa da temporada 2017 da Fórmula 1. O GP da Áustria retornou ao calendário da categoria em 2014 e desde então tem sido sinônimo de domínio da Mercedes - como equipe ou fornecedora -, afinal de contas os alemães venceram as três corridas que aconteceram por lá desde então. Os alemães só não cravaram a pole em 2014 quando Felipe Massa, de Williams - empurrada por motor Mercedes -, cravou a última pole brasileira na categoria. Essa também será a primeira corrida depois do enrosco entre Lewis Hamilton e Sebastian Vettel no Azerbaijão duas semanas atrás e deve mostrar qual é o clima entre os pilotos e as equipes que estão envolvidos na disputa direta dos títulos dos Campeonatos de Pilotos e Construtores.

PREVISÃO DO TEMPO
O clima deve ser um fator extra para a corrida do próximo domingo. A previsão do tempo indica que as temperaturas devem ficar entre 15ºC e 29ºC ao longo de todo o final de semana, mas as atividades da Fórmula 1 devem acontecer em períodos em que o termômetro indique marcas acima dos 20ºC, o segundo treino livre e a classificação inclusive devem acontecer com temperaturas bem próximas das máximas previstas. Para o domingo a temperatura deve estar perto dos 28ºC na hora da corrida, mas a previsão de chuva é aproximadamente 24% no momento da largada e sobe para quase 50% no trecho final de prova. A dúvida deve ficar no ar até o final da prova e deve alterar estratégias de paradas ao longo da prova.

Reprodução / YouTube / FORMULA 1
Desde 2014, o Red Bull Ring tem sido o dominado pela Mercedes
CIRCUITO
O Red Bull Ring é um dos traçados mais rápidos de todo o calendário e sempre proporciona corridas muito rápidas que terminam bem próximas da 1h30 de duração. Alguns fatores colaboram para essa ser uma das provas mais rápidas do calendário são: o traçado de Spielberg ter apenas dez curvas, longas retas, curvas velozes e uma pista larga. A curva mais lenta de todo o traçado é o grampo da 03, curva que mais exige de carros e pilotos.

Desde que retornou ao calendário em 2014, a Áustria registra os menores tempos de voltas de todo o calendário pelo circuito ser um dos menores em extensão do ano, as altas velocidades registradas, pela pista estar na segunda maior altitude do calendário - situação que gera menor pressão do ar - e, como já citado anteriormente, por apenas uma das nove curvas do traçado exigir grande reaceleração dos carros.

Niki Lauda é o único austríaco a ter vencido um GP da Áustria e, curiosamente, a atual equipe do tricampeão é a única a ter vencido por lá desde 2014. A Mercedes venceu duas vezes com Nico Rosberg (2014 e 2015) e outra vez com Lewis Hamilton (2016). Apesar disso, a pole de 2014 não foi de um carro do time oficial da Mercedes, mas empurrado pelo motor alemão. Felipe Massa cravou a pole daquele ano de Williams enquanto Lewis Hamilton largou do lugar de honra em 2015 e 2016.

PNEUS
Site oficial da Federação Internacional de Automobilismo
Escolha de pneus para o GP da Áustria
A Pirelli repetiu a escolha de 2016 para essa temporada e está levando para o Red Bull Ring os seus compostos mais macios: ultramacios (roxos), supermacios (vermelhos) e macios (amarelos). A decisão foi feita diante do baixo consumo de pneus que o traçado austríaco oferece. A confirmação do baixo consumo de pneus veio pela escolha de pneus feita pelas equipes que mais uma vez optaram por levar um número muito maior de compostos ultramacios em relação ao de ultramacios e supermacios.

Entre os pneus macios a maior parte dos times escolheu apenas um ou dois jogos do composto para todo o final de semana. A exceção vem da Sauber onde Pascal Wehrlein terá três jogos do composto mais duro do final de semana para os três dias de atividades em Spielberg.

A maior parte das equipes escolheu entre dois e quatro jogos de pneus supermacios para seus pilotos. Sebastian Vettel e Romain Grosjean são os pilotos que destacam-se do restante já que terão à disposição cinco jogos dos pneus vermelhos ao longo do final de semana.

Os compostos ultramacios são os que merecem maior atenção. Os pneus roxos serão usados em maior quantidade. Os times que levarão menos jogos desse compostos são todos empurrados por motores Ferrari. A própria Ferrari, Haas e Sauber escolheram sete jogos desse tipo de pneu para o final de semana. A Red Bull é a única que terá nove desses pneus à disposição enquanto Force India e McLaren pediram dez jogos dos pneus ultramacios para a Pirelli.

PROGRAMAÇÃO
A programação da Áustria segue a base da que é usada para os eventos da Fórmula 1 na Europa. Aqui no Brasil, os treinos livres e a classificação devem ser transmitidos pela SporTV enquanto a corrida será transmitida pela Globo no domingo pela manhã.

Treino Livre 01 - Sexta-feira - 05h;
Treino Livre 02 - Sexta-feira - 09h;
Treino Livre 03 - Sábado - 06h;
Classificação - Sábado - 09h;
Corrida - Domingo - 09h;

PALPITE
Este escriba aqui aposta em uma nova vitória da Mercedes. Diante do que vimos ao longo do ano até o momento. O traçado do Red Bull Ring é claramente favorável as flechas-de-prata que tem andado muito bem em pistas de alta velocidade. Outro fator que colabora demais para um possível passeio da Mercedes é o baixo consumo de pneus que o traçado austríaco tem oferecido ao longo dos anos, situação que deve amenizar a diferença dos alemães para a Ferrari e que tem sido o ponto fraco ao longo das corridas. Se a chuva de fato cair ao longo da corrida de domingo, podemos lembrar também da única prova que tivemos com pista molhada neste ano. Para quem não se recorda, Hamilton passeou na China com piso molhado.

VÍDEO

Caso não consiga assistir a lista de vídeos incorporada acima, você pode vê-la clicando neste link aqui.

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