31 julho 2016

F1 2016 - GP da Alemanha - Hamilton consolida liderança com quarta vitória consecutiva

Twitter / Formula 1 (@F1)
Hamilton assumiu a ponta na largada e não perdeu mais
Lewis Hamilton venceu o GP da Alemanha, chegou a quarta vitória consecutiva, a sexta na temporada e abriu 19 pontos de vantagem no campeonato porque Nico Rosberg terminou apenas em quarto a corrida na casa dele e da Mercedes.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Resultado do GP da Alemanha
Para Lewis Hamilton a corrida foi das mais tranquilas. O inglês largou em segundo e antes mesmo da primeira curva já era o líder graças a largada ruim de Nico Rosberg. O alemão da Mercedes ainda perdeu posições para Daniel Ricciardo e Max Verstappen. Foi justamente nessa tentativa de reconquistar os lugares perdidos que Nico Rosberg acabou sendo punido e perdeu as chances de terminar no pódio. O alemão acabou alargando o traçado no momento da ultrapassagem sobre Verstappinho na forte freada da curva 6, o grampo do traçado alemão, e foi punido com um Time Penalty de cinco segundos que tirou qualquer possibilidade de recuperar pelo menos o segundo lugar.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato de Pilotos após o GP da Alemanha
Entre os pilotos, Hamilton abre 19 pontos de vantagem para Rosberg como já foi dito lá no início do post, mas essa gordurinha vai ajudar o inglês em outro momento. Hamilton terá que trocar o motor em algum momento da segunda metade do campeonato e vai perder algumas posições no grid. Como dito na transmissão da TV, isso provavelmente vai acontecer no GP da Bélgica já que a pista permite uma boa recuperação com várias ultrapassagens sem grandes prejuízos para o campeonato.

Uma briga boa no campeonato está acontecendo logo abaixo dos dois primeiros lugares. Daniel Ricciardo, Kimi Raikkonen, Sebastian Vettel e Max Verstappen travam uma batalha bem parecida com a que as equipes deles travam no campeonato de Construtores. O quarteto está separado por 18 pontos e bem distantes de Valtteri Bottas, o quinto no campeonato com 58 pontos.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Campeonato de Construtores após o GP da Alemanha
O resultado de hoje acabou fazendo a Red Bull assumir o segundo lugar no Campeonato de Contrutores, afinal de contas, a Ferrari só conseguiu terminar com Sebastian Vettel em quinto e Kimi Raikkonen em sexto contra o pódio das duas Red Bulls nesse GP da Alemanha. A Red Bull passou a Ferrari e abriu outros 14 pontos para os italianos. Só para lembrar, a Mercedes caminha com tranquilidade para o tricampeonato consecutivo entre os Construtores com 159 pontos de vantagem para os touros vermelhos.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Massa foi o primeiro a abandonar o GP da Alemanha
A corrida não foi fácil para os brasileiros. Felipe Massa foi o primeiro piloto que abandonou a corrida. O piloto da Williams bem que tentou, mas um toque Jolyon Palmer ainda na primeira volta danificou demais o carro do brasileiro e acabou afetando demais o desempenho dele ao longo da corrida. Massa não conseguia reagir a pressão de qualquer adversário na pista e acabou parando em definitivo logo depois da metade da corrida. Situação que compromete demais o campeonato de Massa que já tem exatos vinte pontos de desvantagem para Valtteri Bottas, mas ainda mantendo o nono lugar do campeonato. A fase não é das melhores para o brasileiro da Williams, ainda sem vaga para a próxima temporada, Massa já amarga a quarta corrida consecutiva sem marcar pontos.

Twitter / Formula 1 (@F1)
Nasr foi justamente o segundo piloto a abandonar a prova
Felipe Nasr até fez uma boa largada saindo do 21º lugar e conquistando algumas posições, mas ao longo da prova a Sauber mais uma vez não mostrou ter um bom ritmo e o brasileiro voltou a amargar as últimas posições na pista. Para fechar, o brasileiro da Sauber com problemas tentou abandonar a corrida na garagem, mas não conseguiu chegar aos boxes da sua equipe e foi o segundo a abandonar a prova. Nasr ainda ocupa o 22º lugar e penúltimo colocado do campeonato sem um pontinho sequer marcado em 2016.

Agora a Fórmula 1 entra em férias e só volta no final do mês de agosto com o GP da Bélgica, no dia 28 de agosto, em Spa-Francorchamps.

Nenhum comentário: