16 maio 2016

F1 2016 - GP da Espanha - Verstappen vence pela primeira vez e faz história

Imagens: Twitter / Formula 1 (@F1)
Com 18 anos, 7 meses e 16 dias Max Verstappen quebrou alguns recordes da F1
Max Verstappen tornou-se o piloto mais jovem na história da Fórmula 1 a vencer um GP da categoria, logo na estreia dele na Red Bull. Claro que nada disso poderia ter acontecido se as duas Mercedes não tivessem batido e abandonado a corrida ainda na primeira volta, deixando o caminho aberto para uma disputa aberta entre as Red Bulls e as Ferraris.

A disputa entre Lewis Hamilton e Nico Rosberg durou pouco, apenas quatro curvas. Rosberg largou melhor, passou Hamilton por fora na primeira curva e claramente não saiu bem da curva 3. Na defesa de posição do alemão, Hamilton foi para a grama rodou e causou a batida entre as duas Mercedes. Particularmente, acredito que a culpa seja da dupla. A Sky Sports mostrou um vídeo em que mostra que Rosberg estava distraído com o volante na saída da curva 3, tentando corrigir o mapeamento do carro que estava errado, enquanto Hamilton tentava a ultrapassagem por dentro, justamente posição que Rosberg mostrava desde a saída da curva 3 que ocuparia para segurar a liderança (Confira essa análise do acidente feita por Anthony Davidson para a Sky Sports). Acidente de corrida.

Clique na imagem para ampliar o resultado da corrida
Sobre o vencedor da corrida, ele já havia surpreendido na classificação com um belo quarto lugar. Na largada, fez uma ultrapassagem por fora sobre Sebastian Vettel na curva 3 que passou despercebida pelo entrevero de Rosberg e Hamilton. No decorrer da corrida foi monstro ao se manter no mesmo ritmo de Daniel Ricciardo, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen e ainda melhor quando arriscou andar 15 voltas a mais além do stint recomendado para os pneus médios e evitar uma terceira parada.

O muleque provou que chegou para ficar e que está entre os grandes pilotos da Fórmula 1. Sigo com o pensamento de que a direção da Red Bull segue fritando seus pilotos como falei na sexta por aqui, mas Helmut Marko acertou ao colocar Verstappinho no time principal. Como Vettel, Max Verstappen é um achado daqueles bem raros. Daniil Kvyat é que se afunda com isso tudo, o russo terminou atrás de Carlos Sainz (6º) e no décimo lugar. O Kvyat, o Pierre Gasly começou o campeonato da GP2 liderando, mas isso é assunto para daqui a pouco. Como falei no Jornal da Teia, Verstappinho quebrou alguns recordes de juventude e hoje é o piloto mais jovem a marcar pontos, a subir em um pódio, a liderar uma corrida e vencer um GP da categoria.

Sem as Mercedes, a briga entre as duas Ferraris e as duas Red Bulls foi muito boa de se assistir. Está certo que a briga foi muito mais cerebral e aconteceu muito mais na estratégia, mas ainda assim foi interessante ver como os dois time lidaram com a corrida sem os grandes favoritos. Fazia tempo que faltava uma disputa, mesmo que na estratégia. Menção honrosa para a tentativa de Ricciardo sobre Vettel nas voltas finais, para o faniquito do alemão.

Se a Williams errou no sábado com Felipe Massa, pelo menos o brasileiro conseguiu terminar em oitavo. Para mim, essa corrida mostrou que o time inglês está à frente das outras equipes menos da Mercedes, Ferrari e Red Bull. O time de Grove simplesmente não consegue brigar por algo melhor. Valtteri Bottas, por exemplo, ficou ali no quinto lugar durante quase toda a corrida e bem longe das Ferraris e Red Bulls, só terminou perto de Ricciardo porque o australiano teve um pneu furado na última volta.

Um que sofre ainda mais com o carro é Felipe Nasr. O brasileiro da Sauber largou do 20º posto e terminou em 15º, mas sofreu demais durante a corrida, ficou na briga com Marcus Ericsson, vencida pelo sueco, e com as Manors e Renaults. A tendência é piorar, afinal, a Sauber não tem grana para mais nada, o quê dizer sobre desenvolver o carro?

Clique na imagem para ampliar o resultado do Campeonato
A liderança do campeonato segue nas mãos de Nico Rosberg. O alemão perdeu um pouco da vantagem com o abandono em Barcelona, mas quem perdeu mais foi Lewis Hamilton. O inglês viu Kimi Raikkonen assumir o segundo lugar do campeonato. Destaque para o vencedor do GP da Espanha, Max Verstappen pulou do décimo para o sexto lugar no campeonato.

A Fórmula 1 fica em Barcelona mais essa semana para os testes coletivos do meio da temporada e depois segue para Monte Carlo, afinal de contas, o GP de Mônaco acontece no dia 29 de maio.

Nenhum comentário: