28 maio 2016

Estratégias de pneus para o GP de Mônaco

Twitter / Pirelli Motorsport (@pirellisport )
Essa corrida em Mônaco marca a estreia do composto ultramacio (rosa) feito pela Pirelli para a Fórmula 1 e curiosamente foi nessa novidade que as equipes apostaram para a corrida deste domingo.

Em peso quase todas as equipes praticamente deixaram de lado os pneus macios para da preferência para os compostos supermacios e principalmente os ultramacios. Não tivemos pilotos que começaram o final de semana com menos do que seis jogos de pneus rosinhas a disposição.

Claro que a diferença será de quem melhor usar a estratégia e souber trabalhar melhor as paradas para trocas de pneus, afinal, geralmente quem para menos em Monte Carlo, vence.

MERCEDES
É bem provável que as flechas de prata estavam apostando em um ritmo de corrida bem superior ao das adversárias, mas isso não se mostrou ser uma verdade, então, provavelmente essa estratégia seja colocada de lado pelos atuais campeões.

FERRARI
O time vermelho também apostou nos compostos rosas, mas com dois jogos de pneus macios e supermacios cada. Eu vejo isso como um plano B dos cavallinos rampantes para tentar uma parada a menos e dar o pulo do gato.

WILLIAMS
Aí está uma equipe que já pensava em uma parada a menos muito antes. Os caras de Grove já pensam em uma estratégia mais clássica e de uma parada a menos para terminar a corrida mais à frente, mas não vão poder mudar caso um safety-car aparecer e fazer uma bizarrice de para quando está para ocupar a ponta.

RED BULL
A surpresa da quinta-feira e do último GP da Espanha. A Red Bull, segundo o próprio pessoal da Mercedes, está com o melhor ritmo em Monte Carlo e parecem que vão dar um pulo do gato muito antes do que se esperava. Particularmente, esperava que a Mercedes tivesse problemas nos GPs da Malásia, Hungria e Cingapura. O quê coloca os touros vermelhos à frente, se o ritmo melhor se confirmar, é que eles tem exatamente a mesma estratégia de pneus das Mercedes.

FORCE INDIA
Com ritmo de corrida bem inferior ao das principais adversárias, resta a Force India investir em uma estratégia de um número menor de paradas e para isso os dois carros indianos tem apenas sete jogos ultramacios, três jogos de supermacios e outros três de ultramacios.

RENAULT
A Renault resolveu apostar na velocidade dos pneus ultramacios para ganhar alguma vantagem em relação aos adversários. O time é um dos que mais tem jogos de pneus rosas em relação as outras equipes que correm do meio para trás do grid.

TORO ROSSO
Mostrando ter um bom ritmo de corrida, o time italiano tem exatamente a mesma escolha de número de jogos de pneus que a Force India. Se a segunda equipe dos touros vermelhos também escolher para uma vez menos pode ser uma boa surpresa na corrida.

MCLAREN
Para a corrida, o time de Woking tem todo jeitão que vai apostar em correr boa parte do tempo com os supermacios, afinal, é um dos times com mais jogos de pneus vermelhos para o GP de Mônaco. Outra opção para os ingleses são os pneus ultramacios já que levaram sete jogos do pneu rosa para Monte Carlo.

SAUBER
A Sauber definitivamente aposta na velocidade dos pneus ultramacios para compensar a falta de velocidade do carro em condições normais e provavelmente a escolha para continuar compensando a falta de desempenho será o pneu supermacio.

MANOR
A Manor segue quase na mesma estratégia escolhida pela McLaren. O time inglês deve apostar nos ultramacios e ver quais são as condições da corrida para escolher entre os macios ou supermacios e definir uma parada a menos ou não durante a corrida.

HAAS
Sempre muito arrojados na escolha de pneus, a Haas segue na mesma estratégia das Mercedes e Red Bulls, procurando andar com os pneus ultramacios a maior parte do tempo para, provalvelmente, passar para os supermacios e apostar na velocidade dos stints ao invés de uma parada a menos.

Nenhum comentário: